sexta-feira, 20 de abril de 2012

O BEIJO DA MORTE

O BEIJO DA MORTE TEXTO DE FERNANDO MARTINS FERREIRA Sexta feira santa, 06 de abril de 2012. O dia transcorria tranquilo no hospital onde me encontrava hospitalizado. Recebi visitas de pessoas queridas, fiz duas sessões de fisioterapia e estava extremamente feliz, pois afinal sábado era a véspera da Páscoa e na segunda ou terça feira seria o início da minha reabilitação motora em uma clínica especializada. Após receber a última visita, conversava com minha irmã Heliane ao telefone por volta das 19 horas, quando senti um ligeiro mal estar. Sem falar nada, despedi-me dela, mas logo após senti um frio siberiano e um mal estar súbito apossou-se do meu corpo. Chamei o enfermeiro de plantão, que prontamente mediu a minha temperatura: estava em estado febril. Medicou-me conforme prescrição médica, mas a pressão arterial veio perigosamente a sete por quatro. Logo os dois médicos de plantão foram acionados e tudo fizeram para estabelecer minhas funções normais, porém sem efeito, lutaram toda a madrugada. A minha sensação era que estava a caminho de outro plano, então decidiram que teria que ser internado em CTI. Como não havia vaga no Hospital da Unimed onde me encontrava conseguiram uma vaga no CTI no SEMPER S.A- Hospital Geral, (BH) aonde cheguei com uma crise gravíssima de sepse (infecção generalizada). Fui levado imediatamente ao CTI. Entubado e sedado, e ai iniciou-se o processo de minha ressurreição. Ligaram todos os aparelhos e “parafernálias” para me manter vivo. Antes que me perguntem devo-lhes dizer: não vi nenhum túnel, nenhuma luz, somente a sensação de estar partindo, repetia estou indo embora... Ouvia vozes: “você é guerreiro, vai sair desta”, eram de minha irmã Heliane e minha filha Caroline incentivando-me. Apaguei! Para os familiares que aguardavam de fora do CTI, o primeiro boletim médico foi que o meu estado era grave e explicaram o meu estado clínico com a uma analogia: “... como se eu estivesse me afogando, que eles estenderiam as mãos, ofereceriam todos os recursos necessários e se eu conseguisse alcançar eu me salvaria, mas repetiam “o caso era grave”. (em recuperação no meu quarto, fiquei sabendo que no meu quadro, teria 20% de chance de vida). ... Tentei abrir os olhos e não consegui. Havia uma luz forte. Não sabia onde estava, pensei: será que morri? É.. Acho que morri... Pensamentos absurdos: Uma ideia relampejou pela mente... e o meu corpo físico? Como ficara? Lembrei-me de um trecho de um livro que havia lido: “Pode ser necessário que a morte exista, mas ela não poderia ter sido inventada de outra maneira? É necessário deixar atrás de si restos mortais que temos de enterrar ou queimar?” Tudo isso é abominável. Esse questionamento foi feita por Agnes, personagem de Milan Kundera no seu livro “A Imortalidade”, a um imaginário ser de outro planeta. Já que somos energia, coisa que acredito piamente, porque então não nos desmaterializarmos quando tivesse vencido o nosso prazo de validade aqui na terra? Seria tão mais simples! Passei um bom tempo pensando nas inúmeras vantagens da desmaterialização, e cada vez mais me conscientizava de sua vantagem. A saudade continuaria é lógico, mas seria tudo tão limpo, tão clean... Comecei a pensar que Deus poderia ter simplificado esse processo. Estava tão convicto, que decidi que iria falar diretamente com as entidades superiores. Haveria de reivindicar e quem sabe meus apelos não chegariam ao criador?- Sim, viajei mesmo!- Mas aí, nesse ponto, lembrei-me da resposta do extraterrestre à Agnes: “É bem sabido que a Terra é uma abominação”. Como somos abomináveis! São pais que não cuidam devidamente dos filhos, é um garoto de dez anos que atira em uma professora dentro da escola e comete suicídio é a corrupção que assola o Brasil como uma praga, guerra no Oriente Médio, crianças morrendo de fome e, AIDS na África, escravidão branca e xenofobia na Europa, pedofilia generalizada pelo mundo. Enfim, um caos de virtudes, de moral e porque não de ética? Enfim, até lá devemos cumprir o nosso ritual de enterrar e chorar os nossos mortos, deixando resíduos e marcas. ...Ouvi vozes... Mais fortes... Então não morri... tentei falar... não conseguia....tentei abrir olhos também não. Pensei... Vejam o absurdo: Vou cantar talvez alguém me ouça. Lembrei-me de um antigo samba a Beth Carvalho: Chora... Não vou chorar... Chegou a hora... A voz (?) deve ter saído medonha, mas o Rodrigo, enfermeiro do CTI ouviu e identificou o samba. “Gente, Ele esta cantando, e terminou o versinho da música”. Depois solfejei Avohai do Zé Ramalho, despertei de vez e desejei Feliz Pascoa a todos. No horário de visita, minha filha Carol e meu genro Haroldo estavam presentes. Desejei-lhes Feliz Páscoa! Foi quando despertei de vez quando Haroldo me disse: Sogro: Hoje é Quarta feira! Ficara inconsciente quatro dias dos oito que fiquei no CTI.! A Terra é apenas um minúsculo ponto geográfico de transição nesse maravilhoso universo de meu Deus. Outros locais mais evoluídos certamente existirão e para lá nos dirigiremos, devagar, galgando etapas, nos arrastando, sem nos esquecermos de jamais, que ainda há pouco tempo balançávamos nas arvores. Em outro nível atingiremos a desmaterializarão para em outro estágio nem mesmo isso ocorrer mais, posto que seja energia pura e possuímos uma alma imortal. Até lá devemos cumprir o nosso ritual de enterrar e chorar os nossos mortos, deixando resíduos e marcas. Enquanto isso que tal cuidarmos melhor de nossa evolução espiritual nesse planeta abençoado por Deus? Ah!... Um dia nos encontraremos nas estrelas, por enquanto, continuo me recuperando muito bem graças ao bom Deus e as orações e carinho dos amigos. PS: Essa crônica é uma homenagem a todos os competentes profissionais da equipe do SEMPER que salvaram minha vida e que lutam ao lado incessantemente, buscando através do estudo, pesquisa e humanismo me proporcionar melhor qualidade de vida. Do HOSPITAL SEMPER-BELO HORIZONTE--20/04/2012 femafer@hotmail.com http://fermafer.blogspot.com tel. 037-99394252 037-91050808 TEXTO PUBLICADO NO DIA 20/04/2012- JORNAL DA CIDADE ON LINE- PREMIO JORGE AMADO DE LITERATURA- RECANTO DO ESCRITOR- LITERATURA É ARTE-FILOSOFLEXAS-ARTE & MANIA- V.I.P.S DO FACE BOOK- ITABIRANOS SEM CENSURA-AURORENSES- PROFISSIONAIS DA TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário