quinta-feira, 26 de abril de 2012

DETERMINAÇÃO: PALAVRA CHAVE- TEXTO DE FERNANDO MARTINS FERREIRA

Dizem que o tempo de convalescência é para repouso total, mas e aí, o que faço com os pensamentos? Eles somente dão trégua quando consigo registrá-los. Aí bate um cansaço gostoso de “missão cumprida.” Acredito que minha determinação, minha força de vontade, que tantos elogiam advém dos “meus treinos diários” além da certeza de que objetivos só serão alcançados, se conseguirmos ter determinação força de vontade e fé naquilo que pretendemos e desejamos fazer. Para não me esquecer, tenho em mente duas pequenas histórias que divido com vocês: Conta a lenda, que Joana D’arc ia em direção a Poitiers, à frente de seu poderoso exercito, quando encontrou no meio da estrada, um menino brincando com terra e galhos secos. – O que esta fazendo perguntou Joana D’arc?- Não vê? Isso é uma cidade. -Respondeu o menino. –Ótimo disse ela. Agora por favor, saia do maio da estrada que eu preciso passar com o meu exército. O menino levantou-se irritado e colocando-se de pé diante dela disse: ”Uma cidade não se move. Um exército pode destrui-la, mas ela não sai do lugar.” Vendo a determinação do menino, Joana D’arc sorriu e ordenou ao seu exército que contornasse a “cidade” do menino. Há também um belíssimo conto de autor desconhecido que nos mostra a força da determinação, seu nome: O Pardal e a Águia. Adaptei-o para contá-lo aqui. O sol anunciava o final de mais um dia e lá entre as arvores da mata, estava um pequeno pardal que não se cansava de observar a grande águia. Seu vôo perfeito, preciso, enchia seus olhos de admiração. Sentia vontade em voar com a águia, mas não sabia como fazer. Sua vontade era ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser. Entretanto, não se cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza. Um dia estava observando o vôo da águia como sempre fazia, e de repente, ela sumiu de sua visão. Voou mais rápido na expectativa de reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido. Foi quando levou um enorme susto, ao deparar de forma repentina com a grande águia ali, à sua frente. Tentou conter o vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente, no peito da bela e enorme águia. Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pôde ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o. Sentiu um calafrio no peito, suas asas se arrepiaram e pôs-se em posição de luta. Morreria lutando, não se entregaria, pensou o valente pardal. A águia, porém, manteve-se quieta, apenas observava calma e mansamente e com uma expressão séria perguntou-lhe: Porque está a me vigiar pequeno pássaro?- Quero ser uma águia como você, mas meu vôo é baixo, pois as minhas asas são curtas e vislumbro pouco, por não conseguir ultrapassar meus limites. -disse o pequeno pardal. - E como você se sente amigo, sem poder desfrutar de tudo aquilo que esta além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?- Sinto tristeza, uma profunda tristeza. A vontade de realizar esse sonho é imensa. Todos os dias acordo muito cedo para vê-la voar e caçar. Você é tão forte, tão precisa no ataque, tão bela! Passo o dia a te observar, sem me cansar. A águia estava estarrecida. – Você não voa? Fica o tempo todo a me observar? Indagou a águia?- A grande verdade é que eu gostaria de voar como você, mas suas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que com graça e experiência você corta harmoniosamente. Meu amiguinho - disse a águia, condoída com a situação do pardal- A natureza de cada um de nós é diferente, você sabe, mas isto não quer dizer que nunca irá voar como uma águia. Sê firme em seu propósito e deixa que a águia que vive dentro de você possa dar rumos diferentes aos seus instintos. Se você abrir apenas uma fresta para que esta águia que está em você possa te guiar, estará se dando a oportunidade de vir a voar tão alto como eu. Acredite! E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente para o pequeno pássaro que ouvia tudo atentamente: Recomendo apenas uma coisa: Não poderás voar como uma águia se não treinar incansavelmente todos os dias. O treino é que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que você possa dar realidade a todos os seis sonhos. Se você não colocar em prática a sua vontade, seu sonho será apenas um sonho. Esta realidade, no entanto, é para poucos, na verdade para pouquíssimos. Somente para aqueles que não temem superar limites, conhecer o que deve ser realmente conhecido, para aqueles que acreditam ser livres e trazem a liberdade no coração e assim podem adquirir a forma que desejar, pois na verdade não esta apegada a nenhuma delas. Um pardal poderá sempre se transformar em uma águia, se esta for sua vontade férrea. Confia, voa, entrega suas asas aos ventos e aprende a se equilibrar com eles. Basta apenas confiar na sua capacidade, em aprender e ser feliz com suas escolhas. Em seguida a águia abriu suas enormes asas, alçou vôo e desapareceu no céu azul. E quanto a você, deseja voar como um pequeno pardal ou alçar vôos maiores como águia? A escolha é sua, você determina. Realize! Só não vale ficar lamentando o que não faz ou o que não fez. Ninguém agüenta isso, e você se torna uma pessoa chata, pesada. As pessoas gostam de conviver com gente alegre, de bem com a vida, que mesmo nas dificuldades tenha sempre fé e bom humor. Nunca é tarde para mudarmos. Veja o que disse o grande poeta e escritor português Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma de nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre, margem de nós mesmos.” Quanto a mim, continuo aqui do Hospital, vivendo um dia de cada vez, porém me agarrando à esperança, a fé e à determinação e sonhando sempre. PS: Criei hoje a falsa expectativa de uma alta hospitalar para os dois próximos dias, talvez motivado pelos aniversários de minha filha Carol de minha afilhada e sobrinha Luiza bem como pelo feriado de Primeiro de Maio. Estar com os familiares seria muitíssimo bom, mas recebi a notícia que por cautela devo ainda passar o fim de semana aqui. É lógico que como qualquer um me frustei um pouco, mas logo me lembrei do conselho da águia. ”Confia, voa, entrega suas asas aos ventos e aprende a se equilibrar com eles. Não poderás voar como uma águia se não treinar incansavelmente todos os dias. O treino é que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que você possa dar realidade a todos os seus sonhos.” Assim tenho feito. Dia 25/04/2012 DO-Hospital Semper BH http://fermafer@hotmail.com femafer@hotmail.com O texto foi publicado em 26/04/2012 em: -Jornal da Cidade On Line- Recanto do Escritor- Premio Jorge amado de Literatura- Poetas do Brasil e Outros Latinos- Mar de Letras-Profissionais de Televisão- Club da esquina- Mundo dos Livros- Poesias,Contos e Cronicas- Filosoflexas- VIPS do FB- Itabiranos sem censura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário