terça-feira, 3 de abril de 2012

UMA PESSOA ILUMINADA- TEXTO DE FERNANDO MARTINS FERREIRA

UMA PESSOA ILUMINADA
TEXTO DE FERNANDO MARTINS FERREIRA

Antes de falar sobre pessoas iluminadas, precisamos falar da antítese da iluminação que é a tristeza. Tristeza ou desgosto é um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais, como o arrependimento.
É sabido que a tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor ou pelo excesso de tédio; esta emoção pode ser potencializada se aquele que sofre de tristeza passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda, mesmo que este algo a fazer seja na prática impossível de se concretizar, e independente da vontade do triste.
É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro (trevas).
Mas chega de falar em tristeza. Xô tristeza! O foco não é esse! Vamos falar de alegria, de gente iluminada.
O que seria então uma pessoa iluminada?
Bem, para mim seria aquela que me provoca felicidade, risos até em horas que teria vontade de chorar, aquela que me ampara sempre, mesmo que estas mãos não alcancem as minhas, mas suas almas estejam em sincronia perfeita. Aquela que nem sempre diz tudo aquilo que gostaria que dissesse, mas que quando diz, sabe que é o que eu de fato devo ouvir.
Uma pessoa iluminada seria então aquela que nos faz sentirmos bem em sua companhia. Fala coisas boas e nos ajuda a superar as dificuldades. Tudo se torna mais fácil de ser superado
Pessoas assim são colocadas por Deus neste mundo para iluminar e auxiliar na travessia dos nossos caminhos. Transmitem alegria, bondade, generosidade e paz. São anjos desfarçados
A vida se encarrega de disfarçá-los como um de nós e normalmente os revela quando já estão distantes e podemos seguir com nossa própria luz...
Tenho tido a sorte de me encontrar com vários, principalmente nos ultimos dias.
Me pemitam contar-lhes uma pequena história:
Internado para um tratamento de saude há 24 dias, recebo sempre a visita de Dona Maria Benedita, servente no hospital, que vem limpar o quarto.
Sempre alegre, um sorriso estampado no rosto e uma palavra de carinho. Mulher simples, mas de enorme sabedoria. Diz coisas que tocam profundamente a alma. Transmite paz só em olha-la.
Curioso, perguntei a ela: A senhora é feliz? Parece estar sempre radiante!
Ao que ela me respondeu: Não! Eu era muito infeliz! Eu so vivia lamentando a vida e com baixo astral. Era horrível. Um dia resolvi mudar.
O Senhor acha que dá para conviver com pessoas assim? Que sentem prazer em roubar a energia dos outros?
Alguém pode estar triste por um dia, uma semana, tudo bem, se é amigo a gente dá o ombro, tenta ajudar, mas quando voce vê que a pessoa reclama há muito tempo, ou o tempo todinho, por estar numa situação ruim, mas não está fazendo nada pra mudar, é difícil não perder a paciência! Eu era assim.
Mas como a senhora mudou? O que aconteceu?
- Cansei-me de ser infeliz! Respondeu-me ela.
Certo dia, indo para o trabalho, entrei em um coletivo e me assentei ao lado de uma moça. Ela lia atentamente um livro. Minha cabeça fervilhava com “tantos” problemas.Me julgava a mulher mais infeliz do mundo.
Pensei com meus botões: Se esse livro está fazendo bem para a moça, poderia servir para mim também.
Esgueirei-me e consegui ler o título: SONHAR SONHOS DE DEUS.
Achei interessante, mas esqueci do assunto, porque a cabeça latejava de tanta preocupação.
Quinze dias depois fui chamada para iniciar a faxina numa nova residencia. Nunca havia visto os patrões, fora indicada a eles.
Após alguns meses la trabalhando, às vésperas do natal, o patrão chegou com um livro nas mãos e me presenteou. O livro era: SONHAR SONHOS DE DEUS e ele, o senhor Bruno Vendolim era o autor.
Esse livro, esse sinal fez com que eu mudasse minha maneira de ver a vida.
Às vezes precisamos de muito pouco, uma palavra uma leitura, e muita vontade para mudarmos o rumo de nossas vidas.
Sabe senhor Fernando: levantar cedo todos os dias mal-humorados, tristes ou desanimados da vida é mais fácil, afinal, reclamar, invejar, julgar, falar mal dos outros, aparentemente, não requer muito esforço. Por que fazemos isso quase que de maneira inconsciente e se transforma num hábito.
Encerrou a conversa com mais conselho: Sei que o senhor gosta de escrever. Conte para as pessoas, suas lutas, suas conquistas sobre o seu tratamento. O Senhor está aqui com um propósito. Existem milhares de pessoas que com certeza querem ouvir seus relatos, e estão lutando com o mesmo problema de saude. Lembre-se: Um livro mudou minha vida.
Sapientíssima senhora! É com certeza um ser iluminado. Um daqueles a que me referi no início.
Concluo que: Difícil mesmo é levantar da cama, diariamente, pronto para uma jornada de felicidade, de produtividade, de otimismo, de boas ações, independentemente da empresa que nos acolhe, do salário insuficiente, do chefe mal-humorado ou do colega de trabalho que vive puxando o nosso tapete. Precisamos ter coragem e abandonar as muletas que nunca mudarão a nossa forma de pensar e agir a menos que nos livremos delas definitivamente.
Lembremo-nos sempre das palavras de dois grandes mestres:
¨Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.¨ Carl Jung.
¨Corrigir o estilo é melhorar o pensamento¨. Friedrich Nietsche.

Obrigado Dona Benedita: Começo contando a sua história.

PS 1: Na pessoa de Dona Maria Benedita dos Reis
Mulher guerreira. Guerreira de Luz.
Moradora de Sabará-MG
Mãe de 4 filhos e avó de 4 netos
Presto minhas homenagens às serventes, arrumadeiras-copeiras, auxiliares de limpeza e cozinheiras do hospital da Unimed-BH (Soilene-Neusa-Valdete-Joana-Elizete-Alisete etc)
PS2- Poucos minutos antes de postar esse texto, Dona Benedita adentra o meu quarto portando dois embrulhos. ”Não repara, trouxe para o senhor, disse ela acabrunhada“
Um é para o Senhor e outro para sua filha Carol. Eram dois livros: O meu: VOANDO PARA O SUCESSO-de Jorge Linhares e o de minha filha ENXERGANDO COM SABEDORIA-Caleb Fonseca.
Continua não acreditando em anjos?
Fernando Martins Ferreira
femafer@hotmail.com
http://fermafer.blogspot.com
• Publicado no: Jornal da Cidade On line- Premio Jorge Amado de Literatura- Itabiranos sem censura-Vips do face book- Literatura é Arte- Recanto do Escritor-

03/04/2012

3 comentários:

  1. Muito bom Sr. Fernando. Alguém me disse certa vez que: - Com Deus não exite coincidências, Ele faz acontecer! E acho que seu texto também confirma isso. Desejo pronta recuperação pra você. Abraços.

    NICODEMOS ROSA.

    ResponderExcluir
  2. Os anjos sempre foram meus companheiros de jornada, sempre fui muito alegre e a minha boca e ate muito grande de tanto sorrir. Mas eu necessitava de algo para ser feliz inteira e para que isto acontecesse O Pai podou as assas de um seus anjos e hoje ele me chama de mae. E, no dia 23 de abril vamos comemorar o dia onde eu fui aprensentada ao sentimento da completa felicidade, esta felicidade e sempre lancada pelo meu olhar, pela minha voz, pelo meu abraco e principalmente pela necessidade que sinto que todos podem ser tao ou mais feliz do que eu... a felicidade te dar o poder de poder ser e fazer... beijos

    ResponderExcluir
  3. Fernando eu tinha escrito um texto enorme aqui mas meu computador desligou inesperadamente e perdi o texto, mas ai eu pensei e decidi dizer uma coisa em poucas palavras mas de coração.
    Dona Benedita e fernando este texto mudou meu modo de pensar sobre minhas atitudes e apartir de hoje vou fazer de tudo pra voltar a ser feliz, e quem sabe fazer alguem feliz, e se algum dia alguem me perguntar o que fez eu mudar, vou dizer com muito orgulho;
    DUAS PESSOAS ILUMINADAS...
    Obrigada abraços

    ResponderExcluir