domingo, 11 de setembro de 2011

PARA OS DESCENDENTES DE D.JOAQUINA DO POMPÉU: TRECHOS DO CAPÍTULO DEDICADO À ELA.




Pompeu é uma linda e progressista cidade do Centro-Oeste de Minas, possui uma formidável bacia leiteira e é considerada por isso a “capital mineira do leite”. Tem o privilégio de ser banhada pelos rios: São Francisco, Paraopeba, Rio do Peixe, Rio Pará e Rio Pardo (bacia do Rio São Francisco).
Dista de Belo horizonte 170 km é considerada a terra de Bernarda da Silva Abreu Castelo Branco, melhor dizendo Dona Joaquina do Pompeu, também conhecida como “Sinhá Braba”. Como falar dessa parte das Gerais e não falar dessa grande mulher? (....)


”. Para os seus detratores, foi uma mulher desonesta, que recebia os comerciantes e boiadeiros em suas terras, efetuava o devido pagamento e depois mandava tocaiá-los e matá-los, reavendo assim o dinheiro pago. Dizem outros que levava uma vida de devassidão sexual, dormindo com os escravos escolhidos por ela, não sem antes dele “ficar de molho na banheira para a retirada do bodum”. Outras histórias de seu apetite sexual e de maus tratos com escravos são contadas em todo o centro-oeste mineiro.
A bem da verdade devo registrar que não creio na propagada devassidão sexual de Dona Joaquina, e muito menos nos crimes que lhe são atribuídos. Creio, e outros também, que os boatos foram criados por sua grande inimiga Maria Tangará. Ela sempre se referia pejorativamente e maldosamente sobre D.Joaquina. “... namoradeira até de escravos! Sabem? Dos mais ajumentados.” Encarregava-se também de espalhar notícias de que D.Joaquina abrigava em suas terras os piores assassinos e malfeitores da Colônia. (.....)



PARA OS AMIGOS QUE DESEJAREM ADQUIRIR MEU LIVRO: ENVIAR NOME E ENDEREÇO POR MSG. ENVIAREI O LIVRO ATRAVÉS DOS CORREIOS- PREÇO R$ 38,00 (BRASIL) - SEM MAIS DESPESAS-

EM PARA DE MINAS ESTA Á VENDA NA LIVRARIA VIRTUAL BOOKS -RUA BENEDITO VALADARES 560 CENTRO

BRINQUELÊ- RUA BENEDITO VALADARES 476

Um comentário:

  1. Inaugurado Casarão que abriga museu histórico de Dona Joaquina do Pompéu, confira!

    http://nolascorodrigo.blogspot.com/2011/08/novo-museu-dona-joaquina-do-pompeu.html

    ResponderExcluir