quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DIETA PRA VALER- FLAVIO MARCUS DA SILVA (FOTO)-






16 - Dieta pra valer


/Tenho um problema sério com dietas para emagrecer. De segunda a quarta é até fácil. Mas na quinta-feira as coisas começam a desandar, e na sexta a vaca vai pro brejo de vez, com perspectivas quase sempre catastróficas para o sábado e o domingo.
Na sexta-feira, quando o bombardeio calórico do dia começa a pesar no estômago e na consciência, a segunda-feira ressurge na minha imaginação como um novo começo, uma nova estaca zero, e, aliviado, penso: “Como na segunda-feira eu vou começar a dieta PRA VALER, hoje, amanhã e depois eu posso abusar”. E abuso mesmo.
O problema é que na semana seguinte tudo se repete: as coisas desandam na quinta, a vaca atola na sexta, e nos dois dias seguintes, nada de dieta. E nada de emagrecer... Só engordar.
Na segunda-feira eu acordo disposto a enfrentar qualquer obstáculo para perder pelo menos meio quilo na semana. O café da manhã é uma fatia de pão integral com queijo branco, uma xícara de café com adoçante e uma fruta. No intervalo, outra fruta; no almoço, arroz integral, feijão, muita verdura crua e nada de carne. À tarde, uma barra de cereal; e, antes de voltar ao trabalho à noite, um sanduíche de frango [com pão integral], cheio de folhas verdes de diferentes tonalidades, e um copo de suco natural de limão ou abacaxi. No intervalo da noite, um pãozinho e uma xícara de café.
A dificuldade maior é quando eu abro a geladeira por volta de onze da noite, com uma fome de leão que não vê um pedaço de carne há meses. Porém, até quarta-feira, tudo bem: um iogurte natural desnatado com aveia e uma maçã antes de dormir. E se a fome continua a me assolar com o seu ronronar insistente no estômago, eu ainda belisco uma bolacha água e sal antes de me deitar, muitas vezes sem conseguir apaziguar o cérebro, que, insatisfeito, exige mais comida.
Quinta-feira, onze da noite: abro a geladeira e me deparo com três ou quatro fatias de pizza portuguesa [com borda recheada de catupiry] e meia garrafa de Coca-Cola bem gelada [da normal, com açúcar]. Sobre a mesa, um pedaço de bolo de banana com canela. [Se não for pizza e bolo, são outras coisas: pão de queijo com linguiça, torta de frango, panqueca, biscoito, brigadeiro, strogonoff, etc.]. É que quinta-feira, meus pais, meu irmão e minha cunhada geralmente vêm para uma visita, e o lanche da noite, nesse dia, é especial. Quando eu chego, eles já saíram, mas o que sobra dos comes e bebes continua na cozinha.
Então eu abro a geladeira e me deparo com aquilo. O que eu faço? Fecho a porta, como se a pizza fosse um pé de alface e a Coca um iogurte Corpus de ameixa? Encaro a pizza e a Coca de frente, enfrentando-as, e digo pra mim mesmo: “Eu sou forte e vou resistir à tentação.”? Ignoro completamente as delícias e preparo uma sopinha de soja desidratada?
É claro que não!
Como é possível ignorar três ou quatro fatias de uma pizza portuguesa, com várias rodelas de linguiça calabresa, muito queijo, muito presunto, muita cebola, pimentão, azeitonas pretas e borda de catupiry? Como não beber aquela Coca-Cola geladinha, genuinamente doce e borbulhante?
Simplesmente não dá!
Ao me deparar com aquelas maravilhas, eu me recordo do gosto do pão integral, do arroz integral, do iogurte desnatado com aveia, das torradinhas, das barrinhas de cereais, do queijo branco, do café com adoçante, e penso: “Não... Hoje não”.
Esquento as fatias de pizza e lhes dou um banho bem generoso de azeite de oliva, antes de saboreá-las, com enorme prazer, junto com a Coca-Cola.
Depois eu sinto uma vontade louca de comer doce.
Resisto à tentação?
Nem pensar!
Meu raciocínio é o seguinte: depois de comer três fatias de pizza com muito azeite e beber meio litro de Coca, que diferença vai fazer se eu comer ou deixar de comer um pedaço de bolo de banana com canela?
E se eu vou comer um pedaço de bolo de banana, que diferença vai fazer se eu recheá-lo ou não com duas ou três colheres de doce de leite?
E olha... Depois disso tudo, não adianta nada eu me sacrificar no final de semana...
Acabou a dieta.
FIM.
Tenho que começar tudo de novo na segunda-feira.
Na segunda...
Aí eu começo MESMO a dieta...
Pra valer...
www.nwm.com.br/fms

Nenhum comentário:

Postar um comentário