quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A NATUREZA DIVINA- FERNANDO MARTINS FERREIRA

A NATUREZA DIVINA


Do budismo nos vem a seguinte parábola:
“Certa vez um homem muito rico, em uma viagem de negócios encontrou no caminho um velho amigo a quem não via durante muitos anos. O amigo estava num estado deplorável. Mendigava pelas ruas, estava sujo, maltrapilho e malicento, parecendo não se alimentar havia muitos dias.
- “O que aconteceu com você?” – perguntou o homem rico.
- “Perdi dinheiro nos negócios, fali, minha mulher me abandonou e levou com ela nossos filhos”. – respondeu o amigo.
Compadecido o homem rico lhe disse:
- “Eu estava indo tratar de negócios, mas não vou deixá-lo nesse estado. Vou levá-lo ao meu hotel e oferecer-lhe um almoço”.
Assim, ele levou o amigo pobre para onde estava hospedado e mandou servir uma farta refeição acompanhada de um bom vinho.
O amigo pobre, após comer e beber acabou adormecendo.
O homem rico, vendo que já estava na hora de sair para atender a um compromisso de negócio, sacudiu o amigo para acordá-lo, mas este continuou profundamente adormecido.
Pensando uma maneira de tirar o amigo da miséria, teve uma idéia e imediatamente colocou-a em prática: Descosturou um pouco a gola do casaco do amigo, colocou dentro dela um diamante de grande valor, e refez a costura.
- “Pronto, agora o meu amigo é dono de uma pedra de grande valor. Basta ele apalpar a gola para descobri-la. Vendendo esta pedra, poderá conseguir muito dinheiro e refazer a sua vida”.
Em seguida, saiu tranqüilo e aliviado para tratar de seus negócios, e quando voltou ao anoitecer constatou que o amigo pobre já havia partido.
Passaram-se alguns meses e um dia o homem rico voltou à cidade. E tornou a se encontrar com o velho amigo, o qual continuava sujo e maltrapilho como da vez anterior.
Surpreso perguntou:
- “O que é que você tem feito de sua vida”?
E o outro respondeu:
- “Como vê, continuo na miséria”.
- “Não é possível” – disse o homem rico. “Eu lhe dei uma pedra preciosa de grande valor”.
- “Não sei do que você está falando”.
- “Examine a gola do seu casaco. Isso! Notou que há algo dentro dela? Abre-a e verás que se trata de uma pedra preciosa, um diamante de grande valor”.
E assim o pobre amigo que se julgava sem um tostão, finalmente descobriu a pedra preciosa, oculta que mudaria sua vida. Nessa parábola, a pedra preciosa corresponde à natureza divina de que nós somos dotados.
Se não tomamos consciência dela, ela nos será inútil.




DO LIVRO: CONTANDO HISTÓRIAS...
ED.VIRTUAL BOOKS-2009-

Nenhum comentário:

Postar um comentário